Presidentes do comitê de avaliação
Do que se trata?
O CLTM vem sendo desenvolvido desde 1998 no âmbito do CLEI. As teses submetidas devem ter sido defendidas entre 1º de abril de 2024 e 31 de março de 2025 (período estrito), ter sido aprovadas no momento da submissão e ter sido realizadas em instituições membros do CLEI. Juntamente com um resumo de no máximo 20 páginas, devem ser enviados o certificado de aprovação e uma lista de artigos publicados ou em avaliação, relatando contribuições do trabalho de tese. As três melhores teses serão premiadas de acordo com a avaliação do comitê do programa e dos presidentes do CLTM. O trabalho de tese é individual e, portanto, não pode ser em coautoria. Os resumos enviados em coautoria não serão considerados.
Objetivo do Concurso
O CLTM é um evento anual associado ao CLEI cujo objetivo é premiar e divulgar o trabalho de estudantes latino-americanos que tenham concluído recentemente sua tese de mestrado em computação ou ciência da computação, cujo conteúdo esteja relacionado a algumas das áreas disciplinares definidas no currículo de computação estabelecido pelo IEEE/ACM. Somente estudantes graduados em universidades membros do CLEI podem participar.
Datas importantes
- Prazo final para envio de trabalhos: 18 de maio de 2025
- Notificação de aceitação: 6 de julho de 2025
- Envio da versão final (camera-ready): 10 de agosto de 2025
Processo de participação
A participação está aberta a pessoas que atendam a todos os requisitos para obter o grau de mestre no período entre (a ser definido), em um programa de mestrado de uma universidade da América Latina ou do Caribe que seja membro do CLEI. O trabalho apresentado deve ser individual (não em grupos). Os candidatos devem ter concluído totalmente seus estudos, incluindo a defesa da tese perante uma banca examinadora.
Para participar do concurso, cada candidato deve enviar um resumo de sua tese em que seja o único autor.
As contribuições serão julgadas por um Comitê de Avaliação, de acordo com a qualidade e a relevância da pesquisa, a pertinência da metodologia escolhida, as contribuições originais alcançadas, as publicações em congressos internacionais e em revistas de destaque que demonstrem o impacto que representa na área de sua especialidade, ou patentes que demonstrem a relevância em inovação. O comitê de avaliação escolherá três teses finalistas para o prêmio.
Cada inscrição deve conter o seguinte material em formato PDF:
- Um resumo estendido, em espanhol, português ou inglês, de no máximo 15 páginas, incluindo figuras e referências bibliográficas, no formato de submissão do CLEI Electronic Journal.
- Um arquivo PDF com a lista completa de artigos e/ou patentes e/ou prêmios e distinções acadêmicas que se originaram do trabalho de tese e que foram publicados em revistas e congressos, tanto internacionais quanto nacionais. Em cada caso, deve ser incluída a lista completa de autores e informações sobre a classificação do local de publicação (usando os índices CORE e SJR).
- Uma versão digitalizada de uma certificação emitida pela instituição que concedeu o diploma, indicando que o candidato realmente cumpriu todos os requisitos para obter o diploma de mestrado no período estipulado neste concurso.
- Uma carta de apresentação do candidato, contendo informações sobre o título da tese, nome, sobrenome(s) e endereço de e-mail do orientador e coorientador da tese (se houver), o diploma obtido e a universidade que o emitiu. Nessa carta, o candidato deve declarar explicitamente que está enviando a documentação para participar do CLTM 2025.
- Uma carta de endosso do representante da universidade do candidato, declarando que a instituição é membro do CLEI e está em dia com os pagamentos.
A submissão dos trabalhos acima deve ser feita por meio do EasyChair, enviando um único arquivo compactado (.zip ou .rar), que deve ser nomeado <FirstName>_<LastName>.zip ou <FirstName>_<LastName>.rar.
Um conjunto de trabalhos selecionados, incluindo os três vencedores do prêmio, será convidado a ser publicado em uma edição especial do CLEI Electronic Journal. Os autores convidados deverão enviar uma versão melhorada em inglês que difira em pelo menos 30% de cada uma das publicações já publicadas, que será submetida a um novo processo de avaliação pelos revisores designados pelo CLEI Electronic Journal.
Prêmios
Os prêmios consistirão em um diploma do CLEI indicando o lugar obtido no concurso e serão entregues aos vencedores pessoalmente, após uma apresentação presencial de 30 minutos na sessão de premiação durante a Conferência Latino-Americana de Informática (CLEI 2025). A falta de apresentação oral não dará direito ao prêmio correspondente ou à publicação nos anais da Conferência Latino-Americana de Informática.
Apoio à participação dos finalistas
Os finalistas do Concurso Latino-Americano de Teses de Mestrado receberão apoio financeiro para cobrir suas despesas de viagem (passagem aérea e acomodação), no valor de até US$ 900. Esse apoio será concedido em dinheiro na conferência ou por transferência bancária após a conferência. Os finalistas deverão apresentar comprovantes de despesas, e as despesas reais serão cobertas até o valor máximo indicado.
Membros do comitê
- Alejandro Crema – Universidad Central de Venezuela – Venezuela
- Martín Pedemonte – Universidad de la República – Uruguay
- Jose Eduardo Ochoa Luna – Universidad Católica San Pablo – Perú
- Gerardo Sarria – Pontificia Universidad Javeriana Cali – Colombia
- Rodrigo Santos – Universidad Nacional del Sur – Argentina
- Francisco J. Quiles – Universidad de Castilla-La Mancha – España
- Horacio Legal-Ayala – Universidad Nacional de Asunción – Paraguay
- Diego Pedro Pinto Roa – Universidad Nacional de Asunción – Paraguay
- Marcelo Mejia – ITAM – México
- Jonás Montilva – Universidad de Los Andes – Venezuela
- Marlene Goncalvez – Universidad Simón Bolívar – Venezuela
- Juan Francisco Díaz Frias – Universidad del Valle – Colombia
- Ana G. Maguitman – Universidad Nacional del Sur – Argentina
- Axel J. Soto – Universidad Nacional del Sur – Argentina
- Yovani Marrero-Ponce – Universidad San Francisco de Quito – Ecuador
- Mauricio Solar – Universidad Técnica Federico Santa María – Chile